domingo, 17 de abril de 2011

OGUM

OGUM


Sincretismo- Santo Antônio, São Jorge

Dia da semana- Terça feira

Festa Votiva- Abril ou Junho

Cores- Azul marinho, verde, vermelho e branco, ou vermelho, verde e branco.

Contas- Azul marinho leitoso, e dependendo da qualidade, verde leitoso.

Indumentária- Azul marinho, podendo-se usar o adorno em prata. Capacete, geralmente de metal ou coroa com folhas de mariô, 1 alfanje, 1 escudo ou axirê, braceletes prateados. Quando a qualidade é velha, tira-se com o peitoral ( couraça).

Domínio- estradas, caminho. Ele detêm o poder sobre o ferro e o aço. Predomina nas viagens, política, guerra.

Saudação- Patakori, ogunhe.

Oferendas- cabritos, galos ou frango, galinha de angola, pato, pombo.

Agrado- feijoada de Ogum, feita com feijão preto, paliteiro de Ogum, feito com inhame assado ou cozido, rodeado de palitos que simbolizam espadas para abertura de caminhos, lentilha, eram paterê, feito com miúdos de boi cortados como sarapatel, refogado no azeite de dendê, vatapá.

Frutas- manga, ameixas, amoras, abacate, caju.

Flores- cravos vermelhos, palmas vermelhas

Ervas e plantas- mangueira, dracena, manga-espada, cajá manga, aroeira, peregun, abre caminho, pinhão roxo, espada de são Jorge, romã, boldo paulista, sapé, pinhão branco, costela de Adão, tiririca, abacateiro.

Bebida- cerveja branca, vinho de palma.

Representação ou fetiche- 7 ferramentas de ferro: martelo, enxada, foice, espada, bigorna, rastelo , facão. Franjas de mariô. Ferradura. Todos os instrumentos de ferreiro.

Locais de adoração- pôr ser o senhor de todos os caminhos, Ogum recebe agrados ao ar livre, em estradas, ou em qualquer tipo de caminho. Seu assentamento também pode ser feito junto à arvores, como o peregun, espada de são Jorge ou mesmo a cajazeiro. Também, pôr Ter sido desbravador recebe oferendas em linhas de trem, pois se não fosse pôr ele, nem existiria o trem e nem o progresso. Existe também qualidades de Ogum que recebe oferendas na porta de cemitério.

Características- Orixá valente de aspecto militar. É um dos desbravadores dos caminhos, e pôr isso é um grande guerreiro. Apesar de Ter predomínio sobre as guerras, e de abrir caminho, também é o grande ferreiro, pois é ele quem produz os instrumentos de ferro e aço, usados não só na agricultura, como em qualquer máquina necessária para a sobrevivência da espécie humana. É um orixá de vitórias e é quem aconselha e orienta qual caminho devemos tomar. Com seu alfanje, vence as batalhas e abre os caminhos.

Um pouco de Ogum- Senhor do ferro, Ogum é considerado filho de Iemanjá e Odudua, o fundador de Ifé, e irmão de Exú. As características dos dois são praticamente idênticas, só diferenciando a forma de cultua-los. A origem de Ogum vem desde a pré-história, pôr ele ser aquele que vem à frente dos outros, que abre os caminhos. Ele é o inventor de todas as armas. Conta-nos uma lenda que o povo iorubá veio do Egito, e que chegando a Ile Ife, eles se reuniram como um povo, surgindo daí o aché dos orixás. Na ida para Ile Ife, eles tiveram que abrir caminho pela mata. Embora Oxalá tentasse com seu cajado, não conseguiu. Então pediram a Ogum que fosse na frente de todos os orixás, abrindo o caminho com sua espada de ferro. Pôr isso canta-se “ Ogum bragada e Ogum bragada”. Quando chegaram em Ile Ifé, Ogum recebeu o título de “Lakaye Oxin Imole”, que significa que ele é um orixá cultuado no mundo inteiro, e portanto rei de todas as nações, o senhor dos caminhos.
Qualidades

 Ogum Xoroque- que se veste com mario, e que tem ligação direta com Exú.
Akoro- devido ao fato de Ogum não usar coroa ( adé ), ele apenas usa um simples diadema, chamado akoró. A partir daí, veio a ser o nome de uma das qualidades de Ogum.
Ogum Já- honesto, leal, sincero, detesta mentiras. É correto, e só pronunciar seu nome, já basta para saber que a pessoa está falando a verdade. Castiga os mentirosos e intrigueiros.
Ogum Agbede- solteirão, mora no mato a céu aberto, pela forja que carrega, que poderia pôr fogo em qualquer cobertura.
Ogum meje- significa que Ogum se divide em 7 partes. O número sete está associado a Ogum. Esse Ogum, recebe oferendas também na porta de cemitério
Ogum Wari- é um Ogum branco.
Ogum Onirê- senhor de todas as estradas.

sábado, 9 de abril de 2011

ogum

OGUM 


DIA: Terça-Feira

CORES: Verde ou Azul-escuro, Vermelho (algumas qualidades)

SÍMBOLOS: Bigorna, Faca, Pá, Enxada e outras ferramentas

ELEMENTOS: Terra (florestas e estradas) e Fogo

DOMÍNIOS: Guerra, Progresso, Conquista e Metalurgia

SAUDAÇÃO: Ògún ieé!!

Ogum (Ògún) é o temível guerreiro, violento e implacável, deus do ferro, da metalurgia e da tecnologia; protector do ferreiros, agricultores, caçadores, carpinteiros, escultores, sapateiros, talhantes, metalúrgicos, marceneiros, maquinistas, mecânicos, motoristas e de todos os profissionais que de alguma forma lidam com o ferro ou metais afins.
Orixá conquistador, Ogum fez-se respeitar em toda a África negra pelo seu carácter devastador. Foram muitos os reinos que se curvaram diante do poder militar de Ogum.
Entre os muitos Estados conquistados por Ogum estava a cidade de Iré, da qual se tornou senhor após matar o rei e substituí-lo pelo seu, próprio filho, regressando glorioso com o título de Oníìré, ou seja, Rei de Iré.
Não é por acaso, portanto, que nas orações dedicadas a Ogum o medo fica tão evidente e a piedade é um pedido constante, pois como diz uma das suas cantigas:


Ògún pá lélé pá


Ògún pá ojaré


Ògún pá, ejé pá


Akoró ojaré.


Ogum mata com violência


Ogum mata com razão


Ogum mata e destrói completamente.

Ogum é o filho mais velho de Odudua, o herói civilizador que fundou a cidade de Ifé. Quando Odudua esteve temporariamente cego, Ogum tornou-se seu regente em Ifé.

Ogum é um orixá importantíssimo em África e no Brasil. A sua origem, de acordo com a história, data de eras remotas. Ogum é o último imolé.

Os Igba Imolé eram os duzentos deuses da direita que foram destruídos por Olodumaré após terem agido mal. A Ogum, o único Igba Imolé que restou, coube conduzir os Irun Imole, os outros quatrocentos deuses da esquerda.

Foi Ogum quem ensinou aos homens como forjar o ferro e o aço. Ele tem um molho de sete instrumentos de ferro: alavanca, machado, pá, enxada, picareta, espada e faca, com as quais ajuda o homem a vencer a natureza.

Em todos os cantos da África negra Ogum é conhecido, pois soube conquistar cada espaço daquele continente com a sua bravura. Matou muita gente, mas matou a fome de muita gente, por isso antes de ser temido Ogum é amado.




segunda-feira, 4 de abril de 2011