terça-feira, 31 de maio de 2011

Oxosse/Odé


Oxossi

  Na Umbanda, Oxossi é considerado o chefe dos caboclos, índios e boiadeiros. Orixá das matas e amigo inseparável de Ogum é o representante da medicina na mitologia africana: para os povos nativos, suas folhas e ervas medicinal são fontes de saúde.
  Oxossi habita nas entranhas das florestas virgens. É o senhor dos arbustos, protetor de toda a flora. Foi ele quem inspirou as comunidades negras na busca do conhecimento de suas origens.
  Ele comanda a falange dos Caboclos que baixam nos terreiros. No sincretismo religioso, é representado por são Sebastião (no Rio de Janeiro) e por são Jorge ( na Bahia). Tem como dia votivo o 20 de janeiro, época em que os fiéis levantam choupanas com galhos verdes para homenageá-lo.
  A fim de levar adiante sua tarefa de governar os caboclos, Oxossi precisa da ajuda do orixá Ossaim, deus das folhas medicinais, das folhas e ervas aromática. Seu dia da semana é quinta- feira, juntamente com Ogum. As cores de Oxossi são todos os matizes do verde, visto que ele protege as florestas.
  Quando se manifesta nos médiuns no terreiro. Oxossi é saudado com Okê Caboclo, visto que fuma charuto, bebe vinho e tem uma dança folclórica. Nesta dança, ele se movimenta como se estivesse atirando uma flecha. Tem como insígnias o arco e a flecha, tacape, bodoque, capacete de penas (cocar), saiote de penas coloridas.
  Todas as oferendas a Oxossi devem ser arriadas em matas, e deverão constar do seguinte:

-7 velas verdes
-Milho cozido em grãos
-1 prato de alguidar de barro
-Fita verde
-Charutos
-Vinho tinto
-Casca de coco (cuité)

Ao chegar à mata, saúde inicialmente a Ossaim, deus da folhagem. Em seguida, bata palmas junto do pé de um arbusto dos maiores, onde será depositada a oferenda. Acenda as velas e coloque o prato com milho cozido no centro das velas. Depois, abra a garrafa de vinho, beba um gole e despeje no cuité (casca de coco aberta ao meio). Faça um laço no gargalo da garrafa com fita verde e acenda os charutos. Bata a cabeça e faça uma prece em voz baixa, cantando o Ponto.
___________________________
    Aruê caçador
Lambaranguange matou subaé
   Tauamin
Aruê caçador
Lambaranguange matou subaé
   Tauamin
Caça na Aruanda, ô coroa
Oxossi é caçador, ô coroa
____________________________

Oxossi- Deus da Caça
Como é cultuado no Candomblé

  É o orixá protetor das matas e das caças, Oxossi dança levando ofá (arco e flecha), chapéu de couro ou adê com penas.
  Carrega capanga (bolsa de couro onde guarda a caça).
  Em seu ritual suas cores são o azul claro e o verde. No sincretismo religioso, Oxossi é representado por São Jorge e São Sebastião.
  São encontrados vários tipos de Oxossi, tais como:

  •          Otin – tipo de Oxossi que dança com uma lança
  •          Inlé ou Ibualamo
  •          Agué
  •          Odé
  Oxossi geralmente come tudo que é caça principalmente o tatu. O orixá também saboreia um prato feito de milho chamado Axoxô.
  Os pejis de Oxossi são colocados nas matas. Geralmente damatás em ferro representam o Orixá.
  Encontramos nos Pejis de Oxossi objetos de caça, quartinhas contendo Jurema (bebida feita com mel ou melado e o suco da entrecasca da planta jurema).
  Oxossi é considerado como o Rei de Ketu.

______________________________________
“Omo Adé Lai Lai
 Omo Adé Lai Lai
Agbadô Lokô Koisô
Omo ode Kosojó”
____________________________________
No candomblé uma das cerimônias mais importantes é dedicada a Oxossi, que vem a ser a cerimônia das Quartinhas de Oxossi.
  Na nação ketu suas saudações são as seguintes:
·         Okê
·         Odê Kokê Maió
·         Okê Arô
  Segundo a mitologia, Oxossi não nasceu Orixá. Seu antigo nome era Odé, e era casado com Oxum.
  Odé foi caçar no dia de ifá. Ifá era um importante Orixá, que proibia a todos de caçar em seu dia. Odé não obedece aos pedidos de Oxum (sua esposa) e vai para a mata caçar ; depois de muito andar encontra uma grande cobra que era Oxumarê. A cobra canta para ode:
  “Eu não sou bicho de pena para Odé matar”.
  Sem entender, Odé a mata, e a corta em pedaços, colocando-a em sua capanga. Ainda assim a cobra continua a cantar. Ao chegar em casa Odé prepara a cobra e a come, enquanto Oxum foge.
  Ao voltar no dia seguinte Oxum encontra o marido morto, vendo no chão o rastro de cobra voltando para a mata. Oxum desespera-se e vai chamar Ifá, que por sua vez considera o fata e faz desaparecer o corpo de Odé.
  Após decorridos sete anos Odé surge como Orixá, possuindo o nome de Oxossi.
  Em rituais do Candomblé, como Angola, Congo e Caboclo, Oxossi é conhecido pelos seguintes nomes:
  •          Mutalombo
  •          Tauamin
  •          Mutacalombo
  •          Cobogira

Nenhum comentário: